Água um bem precioso


                                     

  
      Os seres vivos dependem de água para sua existência.  Nosso corpo é constituido por  70% de água. Ela é também  de grande utilidade nosso dia-a-dia,na limpeza,nos alimentos e manutenção do nosso organismo. A recomendação médica é beber a dois litros por dia,uma maneira de hidratar e repor as energias gastas pelo corpo,principalmente quando o clima está seco e de  baixa umidade.
      A água ocupa 70% da superficie da Terra. A maior parte,97%,é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso. O restante está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração. 
     Mas a grande preocupação mundial é com a qualidade d´água,segundo dados da ONU,morre muita gente nos países de terceiro mundo  como  no  norte da África,por conta da péssima e baixa pureza,que não passa por nenhum tratamento sanitário. O que  resulta em inúmeras epidemias como a cólera, a malária e outros males devido o H2O contaminado.
   Existem várias previsões negativas,se nada for feito a médio e longo prazo. A questão das enchentes no Brasil,mostra a importância de politícas sociais voltadas para a habitação,pois boa parte das tragédias recentes no Rio de Janeiro são resultados de falta de preparo e orientação dos governantes ao longo de várias décadas,um descaso sem medida. Foram muitas famílias que morreram,justamento por estarem residindo em áreas de risco. Construir em morros,em várzeas são situações de extremo risco. Ou seja,a natureza segue o seu percurso,mas quando o homem invade seu espaço,desmatando,poluindo e tratando o solo as margens com desprezo,a furia é iminente.
   A água é um bem mais precioso que existe na face terrestre, devido a isso,há um processo chamado de dessalinização que visa retirar dos oceanos o sódio/sal de sua composição,ou seja,as águas que são retiradas para esse fim,passa por processo de filtragem na busca de deixá-la propicia para o uso e consumo em escalas semelhantes a água doce dos rios e represas. É um processo caro,mas bastante viável em lugares que só tem essa opção natural em seu perimetro de extensão. O Brasil graças a seu dom e herança divina tem uma hidrografia invejavel,o Rio Amazonas, é considerado,o maior rio do mundo,apesar da sua grandiosidade ela se localiza num região pouco povoada. Os centros mais populosos da federação como São Paulo e Rio de Janeiro,detém um consumo diário maior do que a média nacional. Sem falar dos problemas ambientais devido aos despejos nos rios,o custeio é bem caro para rede de tramento deixá-la potável para esses estados.
  Segundo analistas,se nada for feito no sentido de conscientisar a população no consumo racional e criar medidas educativas,se tornará mais dificil despoluir,pois dependendo da contaminação a água é descartada. Uma das soluções é reaproveitar a água usada para lavar a roupa;para lavar o quintal. Usar caixa de descarga e não válvula. Não jogar lixo no chão e restringir a ocupação irregular as margens.  Sempre é bom conferir se não vasamento canos nos arredores de sua casa. São medidas pequenas,que fará total diferença no final das contas para a próxima geração. Pois os seres vivos dependem desse bem precioso para continuar o ciclo de vida.


    . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejar e Recalcular a Rota: A vida é cheia de intempéries

                       Sempre é preciso reavaliar os planos, com reflexão, ousadia e fé no Senhor, fazendo ajustes, corrigir os erros, sem s...