Povos tradicionais e os seus desafios



    O Brasil é um território imenso, bonito por natureza, sem falar do seu querido povo, os brasileiros. Embora, perante a lei todos são iguais, os povos tradicionais brasileiros , que convive mais de perto com a terra, que não são apenas os indígenas, têm  reivindicado pelos seus direitos e pelo reconhecimento da sua cultura e território em comunidade, há muito tempo. O Estado tem faltado no que se refere a atender todas as demandas e obrigações que estão descritas na Constituição, de proteger todo e qualquer cidadão brasileiro. Mas podemos notar que alguns avanços tem ocorrido como o Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2017, a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT). Que tem o nobre compromisso de unir todos os povos tradicionais, com suas características próprias  em uma  unidade, a um Brasil diversificado. 

     Desde sempre na escola, nos ensinaram que o Brasil, foi descoberto pelos portugueses, mas não, aqui já existia um povo, uma história, ou seja, não foi descoberto, mas sim invadido. Com a colonização, tentaram à força escravizar os povos indígenas, mas sem sucesso, eles foram bastante resistentes às armas dos europeus invasores, talvez por isso, muitos grupos foram dizimados. Mas a dominação dos europeus portugueses ,não pararam por ai. Os negros africanos, foram trazidos para cá, escravizados para trabalharem na fazenda. Os que conseguiam  fugir, se instalavam em grupos na mata, faziam uma pequena comunidade, os quilombos. O maior  quilombo que se tem notícia, foi o Quilombo dos Palmares. Ou seja, desde sempre houve aqueles que não se rendiam aos caprichos dos dominadores. Hoje todos os grupos que foram marginalizados ao longo dos tempos, lutam para terem representes na politica como defensores e apoiadores das suas comunidades. 

  Portanto, a educação, como a grande mídia, no meu ponto de vista, é o lugar ideal para aumentar a conscientização dos povos tradicionais, pois boa parte dos brasileiros desconhecem os ciganos, os pescadores, os quilombolas etc. como pessoas que tem uma história ,assim como os indígenas, que têm direitos, como cidadãos brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário