O riso que faz bem para a saúde


               

     

   Nós humanos, embora sejamos seres vivos, assim como os animais, somos diferentes deles em muitos aspectos. Somos seres pensantes, temos a capacidade de rir e pensar com racionalidade. Mas afinal de contas, qual a vantagem de rir? A gelotologia, que é uma ciência que estuda o riso, tem chegado a seguinte conclusão, após algumas análises em alguns indivíduos, que quem adota no seu dia a dia o riso e o bom-humor, reduz o estresse, melhora no aprendizado e na relação entre as pessoas.

É fato, que nossa sociedade está em meio ao caos, a dor, ao sofrimento, muitos podem pensar: Como ver algo alegre e bom nesse mundo? Rir do quê, da desgraça alheia? O ato de rir não significa ficar que nem um "bobo alegre" ou alheio aos problemas cotidianos, mas em saber lidar consigo mesmo, com as próprias emoções, enfim, enxergar humor nas coisas e criatividade para resolver problemas. 

    Diante das várias faces que tem o ato de rir, não focarei no riso sarcástico, que se mistura à zombaria, que muita das vezes, menospreza o que está acima do peso, do que pensa diferente, mas darei destaque no riso agregador, aquele contagia a todos, sem fazer acepção e sem preconceito, no humor simples, de uma boa piada, que vem de dentro, de olhar as coisas com mais leveza e tranquilidade.

    Portanto, vamos cultivar o nosso ambiente e ao nosso redor com mais sorriso, um riso resiliente, assim temos o exemplo dos Doutores da Alegria, que fazem visitas aos hospitais de crianças com câncer, as alegrando e dando a elas a sensação de presença e alivio. Lembre-se nunca é tarde para mudar. Vamos combater o mau-humor, se inspire em boas comédias, nada de filmes violentos e dramáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário