Ninguém esperava esse tema de redação no ENEM, a educação e formação de surdos . Os principais cursinhos pré-vestibular contavam , como os próprios estudantes, com temas de atualidades que são frequentes nos noticiários: a situação política e econômica no país , sobre o Donald Trump , presidente americano, as eleições em 2018, os atentados terroristas, a bomba atômica, os direitos humanos. Embora o assunto não era o previsto , trouxe um momento de reflexão e análise dessa outra realidade, enfrentada por aqueles que são brasileiros com alguma condição de deficiência, que não encontra todo o devido amparo para o seu desenvolvimento. Ou seja, requer uma ação conjunta entre o Governo e a sociedade.
Não participei do ENEM, mas vejo algumas mudanças com relação as ultimas edições. Esse ano a aplicação das provas foram em dois domingos , eram sempre sábado e domingo, em dois dias seguidos ,o que tornava a tarefa cansativa . De alguma forma foi de grande valia essa mudança, pois dar para revisar e estudar os possíveis conteúdos.
Voltando a falar sobre os surdos, já tive na 5° série do ensino fundamental , de uma escola pública, colegas de classe surdos. Na sala de aula eles eram bastante animados e interativos, muitos inteligentes. Quem os auxiliavam no entendimento das disciplinas era uma intérprete em libras ,em língua de sinais , que traduzia o que os professores passavam em sala. Eles deixaram bastante saudades na escola, quando tiveram que mudar nos anos seguintes para outra instituição, se não me engano , Fundação Bradesco.
O ensino público carece de uma boa gestão que atenda e amplie no atendimento a todos os alunos com condição especial, como podemos ver, nos gráficos, como exemplo para elaboração da redação, uma redução no atendimento aos alunos surdos. Um programa de governo eficiente , tem que ter fiscalização. Não basta criar projetos e leis , simplesmente para fazer propaganda que está fazendo alguma coisa. Muitas vezes o setor privado tem mais eficiência e sensatez ao empregar pessoas deficientes , com condições de desenvolver suas atividades e habilidades. É lógico, que não são todas as empresas que tem em seu quadro de funcionários e condições para atender e empregar esse público. Mas uma coisa é certa, muita coisa está mudando, as pessoas precisam debater e exigir seus direitos . Acessibilidade deveria ser o tema da redação. Pois englobaria, a todos que são excluídos. Mesmo que perante a lei todos são iguais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário