![]() |
| quem é formado tem mais chance de ficar empregado e ganhar mais |
O trabalho faz parte da sobrevivência e dignidade humana. Com o fim da escravidão no Brasil em 13 de
maio de 1888,parecia que o problema com relação ao tema tivesse acabado,mas não. Quem mora nas grandes cidades ou mesmo no interior e não tem muita ou quase nenhuma formação,está a mercê do sistema capitalista,que visa apenas o lucro e com baixos salários aos trabalhadores. Expostos muita das vezes a ameaças físicas e terror psicológico.
Embora a nossa constituição fornece direitos e respeito ao cidadão trabalhador,em que todos são iguais perante a lei,não é na realidade. No nordeste a situação é degradante,principalmente para os agricultores que estão debaixo da opressão do abadono e da carência da região. É comum fazendeiros ricos,contratar tais "gatos",empreitada que recruta pessoas para trabalhar em seus pastos. O sol escaldante e má alimentação,é visível a condição miserável.
Por outro lado da camada social ,quem tem estudo,graduação não está exposto as malezas,ou seja,um profissional com boa formação no mercado tem enorme chance de não ficar desempregado e ganhar um ótimo salário e escolher qual empresa cai no seu gosto.
Com a crise mundial e a queda de grandes empresas, a tendência atual é trabalhar em casa. Através do computador é possível administrar e fazer transações sem precisar da presença física,além de eliminar diversos custos com operações,como transporte e congestionamento.Outra caracteristica do futuro é o fim dos escritórios,e a ascensão da mulher no cargo de chefia em grande escala,pois o índice atual mostra que uma parcela ínfima tem alcançado essa posição.
Para melhorar a condição de vida do trabalhor sem boa graduação e sem renda ideal para sustentar sua família,a recomenção é a intervenção dos governantes punindo empresas e fazendeiros que não cumprem as leis trabalhistas,e mobilizando e investindo em cursos técnicos pra quem não tem condições de pagar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário