O assunto que mexeu com a cabeça de muita gente: foi correto a operação dos militares americanos que resultou na execução do terrorista? Lembrando que o Osama foi um grande mentor de vários atentados a humanidade,o mais alarmante o 11 de setembro de 2001. Uma discussão que levanta nesse sentido é o ato da vingança. No mundo moderno com leis internacionais,o planeta repudiou a ação,uma vez que deveriam te-lo prendido e passado a justiça decidir sua sentença e o direito de se defender . Caso ele fosse condenado a pena de morte num tribunal,seria uma imagem e exemplar para um país que autodeclara defensores dos direitos humanos. Não estou aqui defendendo o terrorista e apoiando criminoso. Apenas acho que todos os casos de crimes,que exija tal sentença,passe por um processo de averiguação,apesar que a sentença de Osama já era mais do que decidida ,apenas adiantaram.
Nosso país não há pena de morte,mas o sistema é frágil basta ver o clima de impunidade,ou seja,as leis criminais para casos de homicidios deferiam ser repensados e modificados. Há situações que se impera o ato da vingança como forma de ver o assassino pagar pelo que fez. E isso gera um círculo vícioso,em que não para por aí.
Historicamente vingança faz parte de um sentimento de punir na mesma moeda,ou seja,quando os americanos souberam da morte do inimigo número 1,se alegraram duma tal maneira que foram as ruas comemorar o resultado de uma caçada de 10 anos de procura e investimento militar na região. Nesse ato festivo pode-se dizer que as mortes na Torres Gêmeas foram aliviadas pela morte do causador?
Os soltados que adentraram na casa deveriam te-lo algemado,caso este oferecesse resistência ai o caso seria diferente. O ato de vingança não faz parte do Novo Testamento,o próprio Jesus recomendou orar pelos nossos inimigos. A justiça com base nas leis constituidas, tem o dever de aplicar qual a punição para o réu. Os Estados Unidos,uma nação com forte influencia e aclamada como potencia,fez dessa investida como a querer a dizer ao mundo":ninguém escapa das nossas mãos".
Por ser um tema polemico ,existe duas frentes dos que veem na ação um ato heróico e os que veem como um ato insano de prepontecia e insatez. Na minha modesta opinião, foi louvável o trabalho dos soldados americanos,mas creio que o melhor exemplo para o mundo cheio de guerra e morte,seria de uma maneira menos expositiva,ou seja,não fazer da guerra como fazem para matar inocentes,apesar que o terrorista teve um fim esperado,ele não é um inocente. Capturam o Saddam,ex-ditador do Iraque,e o comflito permanece e instabilidade politica no país. Com a morte do Osama,seu grupo e seus partidários já estam a postos a vingar sua morte e a atacar como já o fizeram,o Talibã,grupo ligado ao terrorista, atacou no Paquistão,matando pelo menos 80 pessoas em atentados suicidas cometidos contra um centro paramilitar da polícia na região noroeste do país. Ou seja ,o terror não acabou como muitos pensam.

Nenhum comentário:
Postar um comentário